sábado, 2 de novembro de 2013

Orando por todos os homens.


"1 Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;

2 Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;
3 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
4 Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
6 O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.
7 Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade.
8 Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda."
1 Timóteo 2:1-8



      Na prática as orientações de Paulo começam aqui para Timóteo, já que o 1º capítulo é bem introdutório, sem nenhum recomendação prática para ele. E a 1º orientação para o pastor da Igreja em Éfeso foi ORAÇÃO.
       Essa ênfase de Paulo me chamou a atenção. É necessário orar por todos os homens. Isso não é novidade. Qualquer pessoa que cuide de alguém sempre saberá a importância da oração nesse cuidado. Mas Paulo realmente destaca isso. 
         Ele começa colocando 4 sinônimos, para realmente enfatizar:

                 deprecações ou súplicas, orações, intercessões, e ações de graças.

      Devemos orar, suplicar, interceder, agradecer, chorar, nos derramar por todos os homens. Sejam eles honestos ou não, tenham sido eles cordatos e educados, ou ainda, grosseiros e estúpidos conosco, sejam eles boas pessoas ou pessoas terríveis, sejam convertidas ou não. Precisamos realmente fazer isso por todas as pessoas.
     Como a oração precisa ocupar uma parcela grande em nossas vidas, ousaria dizer que vida devocional sem oração, tendo apenas a leitura da bíblia, é um estudo sobre Deus, apenas isso, algo vazio, sem a ação de Deus.
      Na oração Ele fala conosco, revela seu coração, nos fala sobre as pessoas que oramos, ou muda a nossa oração, pois as vezes oramos sobre um assunto e Ele quer nos falar sobre outro. É na oração que obtemos as respostas, é na oração que somos enchidos por Deus, com sua vida e poder. É através da oração que obtemos do próprio Jesus e somos batizados no Espiríto Santo, é na oração que recebemos os dons e que eles se manifestam. 

                       Como cuidar de pessoas sem uma vida de oração?

    No verso 2 Paulo destaca um grupo entre todos os homens: Reis e pessoas com autoridade ou em eminência. Isso nos fala dos nossos governantes e as pessoas que são públicas. Paulo justifica esse destaque dizendo que orando por eles teremos uma vida sossegada e quieta.
       Pode ser, para alguns, complicado entender como orar pelo prefeito da minha cidade, pelo meu patrão, pelo delegado do município e todos aqueles que tem alguma autoridade pode me trazer essa vida sossegada, mas penso que isso começa a acontecer dentro de nós. 
       A oração tem seu efeito sobre a pessoa que oramos, mudando sua vida e procedimento, mas antes disso a nossa oração por essas pessoas muda a nossa forma de vê-las, pois adotamos o ponto de vista de Deus sobre elas. Diante disso muda a nossa postura e comportamento frente a essas pessoas. E isso já é um começo para trazer algum sossego e paz.
     Muitos discípulos de Jesus se preocupam com sua afinidade política e, muitas vezes, falam mal do político de oposição que venceu as eleições. Mas ainda que tenhamos essa afinidade política, nosso coração pertence a Cristo, nossas opiniões e convicções pertencem a Cristo e estão muito acima de um mero pensamento político.
     Orar por todas as pessoas precisa estar acima de todo preconceito, achologia ou opinião que possamos ter sobre alguém ou um grupo de pessoas. O verso 3 é o motivo de tudo isso. Simplesmente por que isso é bom e agradável a Deus devemos então nos ocupar com essa tarefa.
    Por fim, tudo o que nosso Deus espera é que TODOS OS HOMENS se salvem e conheçam a verdade(verso 4). Para alcançar isso temos uma caminhada longa que começa pela oração por todos os homens. E essa oração é dirigida àquele que se entregou em preço de REDENÇÃO POR TODOS OS HOMENS. Pois é através do conhecimento dEle que todos se salvarão.
   
     Diante de tudo isso, cumpramos com o verso 8 e o verso 1 juntos: 



     Vamos orar em todo lugar por todos os homens.


    

              T+,
                         Samuel
        

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma menina da região de Ribeirão Preto-SP me disse que sua avó, daquelas mulheres santas e abnegadas que deu tudo de si na criação dos filhos, reza todos os dias o terço. Então eu lhe disse que isto é comum entre pessoas mais velhas com o perfil da avó dela. Ela disse, não é comum por conta do incomum e estranho de como ela reza. E eu perguntei, então como ela reza?... Ela reza vendo novela da redeglobo. Então eu lhe disse, diga para sua avó para continuar assim rezando o terço e simultaneamente vendo novela da redeglobo. E a neta assustada me disse, eu não estou te entendendo... Então eu disse você vai me entender, é que eu quero apostar que sua avó vai vencer esta batalha entre o bem e o mal. Eu não sei como sua avó portadora do bem vai vencer, mas Deus sabe...:)